Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mochila Vermelha

Ter | 04.04.17

Como ir de férias sem ficar depenado?

Já estamos em abril, os dias estão maiores, começa a estar uma temperatura mais agradável que convida a passeios e esplanadas. É também altura de pensar as férias, ou melhor, em abril já devias ter concretizado algumas ações de modo a poderes ir de férias sem preocupações e com a garantia que tens dinheiro no bolso.

 

Sempre que falo das minhas viagens (que na minha opinião nem são muitas, pelo menos não tantas como o que gostaria), algumas pessoas assumem que tenho muito dinheiro! Nada poderia ser mais falso que isso. Aliás sempre fui uma pessoa muito remediada, só comecei a viajar assim que me tornei financeiramente independente, pois, até lá as viagens eram muito esporádicas e só em Portugal, praticamente.

 

Adoro viajar. Se por algum motivo fico muito tempo sem o fazer, começo a sofrer de ressaca e fico impertinente. Então, ao longo dos anos fui desenvolvendo estratégias que me permitam viajar, mas de uma forma que ainda sobre dinheiro para outras coisas.

 

As minhas dicas são:

1. Pagamento faseado das férias. Quando planeio uma viagem, normalmente começo pela viagem de avião. Seleciona-se um destino e compra-se a viagem de avião. Assunto arrumado (esta normalmente é a parte mais cara, dependendo para onde se vai, claro). Numa segunda fase, pode-se reservar a acomodação. Existem várias plataformas e várias modalidades de pagamento. Algumas exigem logo o pagamento, outras permitem pagar apenas no check-in. Se for pré-pago, é outra parte que já não terás que te preocupar. No entanto, às vezes é bom reservar com a possibilidade de cancelamento, pois, se entretanto surgirem outras opções a melhor custo, podes sempre cancelar um e reservar o outro. O ideal é ter um mix.

 

2. Aproveitar as promoções das companhias aéreas. A grande maioria das companhias aéreas faz tarifas promocionais. Por exemplo, a Emirates (uma companhia que eu adoro) costuma fazer estas promoções duas vezes por ano. É uma questão de estar atento, pois, pode-se poupar bastante. A má notícia é que as viagens em julho/agosto não estão contempladas nas promoções.

 

3. Custos com alimentação. Se há países em que a alimentação é muito barata, em outros nem por isso. Por isso, é necessário adotar estratégias para poupar um pouco. Por exemplo, no Japão, nas refeições sempre dão chá, logo, já não precisas de pedir bebida. Também podes optar por ir aos supermercados e comprar refeições já confecionadas (no Japão até te aquecem a comida no supermercado).

 

4. Ir colocando algum dinheiro de lado durante o ano. É uma excelente estratégia, nem precisa de ser um valor muito elevado, algo como 5 ou 10 € por semana dará um excelente fundo para as férias.

 

5. Deslocações dentro do país para o qual se viaja. Em muitos países tens a possibilidade de adquirir passes que te permitem andar de comboio praticamente sem pagar mais nada. Nos países da Europa, podes adquirir o passe Interrail que permite viajar por quase todos os países, mas também tens a opção de comprar o passe de comboio para um país e assim poupar muito dinheiro em deslocações. Também existem passes para outros países, como por exemplo para o Japão. Dá uma olhada no ACPRail. Também é útil pesquisar e reservar se for necessário voos internos, ou ligações de autocarro e qual o preço, para ficares a saber com o que podes contar em termos de custos.

 

São apenas algumas dicas, claro que existem mais como couchsurfing e outras plataformas para troca de casas. Eu prefiro ter um quarto com wc privado, apesar de existirem opções mais baratas.

 

Como podem reparar, eu não compro pacotes de viagens. Aliás, tenho horror a tudo o que seja "empacotado". Dá muito mais trabalho, mas prefiro desenhar as férias à minha medida e acabo por visitar muito mais coisas desta forma. Gostos não se discutem!

 

Boas poupanças e boas férias!

 

walking-man.jpg

 

#MochilaVermelhaBlog

#ferias

#poupar

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Mochila Vermelha 05.04.2017

    É uma pergunta difícil, pois gosto de muitas cidades em países diferentes! Gosto de Munique, Viena, Amesterdão, Belfast, Split, Palermo e mais uma carrada delas :)
  • Sem imagem de perfil

    Kawasaki 05.04.2017

    Já fizeste a volta ao mundo!?!??
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.