Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mochila Vermelha

Sex | 10.03.17

Curiosidades Culturais - Batalha de Foguetes na Grécia

A Mochila Vermelha está quase a fazer um ano! Apesar da dificuldade em conciliar o tempo, sempre que possível gosto de vir cá partilhar algumas vivências e experiências. 

 

Estando em modo de celebração, estou a pensar fazer algumas mudanças no blog. Uma delas é esta rúbrica das curiosidades culturais.

 

A primeira curiosidade contemplada é a batalha de foguetes na pequena vila de Vrontados na ilha grega de Chios. Esta tradição chama-se Rouketopolemos, ou seja, batalha de foguetes.

 

Nesta vila existem duas igrejas Agios Markos e Panagia Erithiani que se localizam frente a frente, sendo separadas por uma ravina. Em cada Páscoa, os membros rivais tentam tocar o sino da igreja oposta ... com foguetes. Os foguetes são varas de madeira carregadas com uma mistura explosiva contendo pólvora, estes são lançados a partir de plataformas ranhuradas. Os impactos diretos em cada igreja são supostamente contados no dia seguinte para determinar o vencedor, mas cada paróquia invariavelmente reivindica vitória sobre o outro. O resultado deste aparente desacordo é que ambas as paróquias concordam em resolver a contagem no próximo ano, e a rivalidade é assim perpetuada. A origem deste evento não é clara, mas de acordo com a tradição local acredita-se que ela remonta à era otomana.

 

Eu espero mesmo que a pontaria seja boa, caso contrário nem sei se considero isto uma tradição ou uma selvajaria! Vamos ver se estas igrejas vão aguentar levar com os foguetes por muitos mais anos. A boa notícia é que a Páscoa está quase aí, por isso quem quiser participar que se apresse!

 

Rocket-War.jpg

 Imagem daqui.

 

#MochilaVermelhaBlog

#Rouketopolemos

#Grecia

14 comentários

Comentar post