Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mochila Vermelha

Ter | 10.01.17

Encantos de Coimbra

Esta semana, o trabalho trouxe a Mochila Vermelha até Coimbra! 

 

Conheço bem esta cidade, na minha infância e adolescência fui uma frequentadora assídua! 

 

Para mim sempre foi e sempre será uma cidade misteriosa e romântica! Misteriosa pois, por debaixo da sua construção visível  se encontram vestígios romanos, e cá para mim, muitos ainda por descobrir ou por mostrar! Romântica devido aos amores de D.Pedro e Dona Inês e ainda pelas serenatas cantadas pelas várias tunas académicas, que aqui têm o seu expoente máximo de tradição! 

 

A verdade, é que vou passar esta semana em reuniões, pelo que infelizmente não dá para passear, apenas para tirar umas fotografias apressadas no caminho entre o hotel e o local onde estarei trancada a trabalhar e durante o almoço.

 

Hoje, consegui rever o encanto número 1: a Universidade de Coimbra! Esta dispensa sem dúvida apresentações!  Mas ainda assim aqui fica um pequeno resumo.

 

Foi criada em 1290 quando o rei D. Dinis assinou o "Scientiae thesaurus mirabilis”, sendo a universidade mais antiga de Portugal. E uma das mais antigas do mundo. Esse documento deu origem ao Estudo Geral, tendo sido reconhecido pelo papa Nicolau IV.

 

É património Mundial da UNESCO desde 2013 e em 2015 comemorou 725 anos de existência! 

 

IMG_20170109_134339430.jpg

 

No pátio da Universidade podem encontrar e devem visitar a Biblioteca Joanina que é lindíssima! Para mais informações clica aqui.

 

IMG_20170109_134332074.jpg

 

#MochilaVermelhaBlog 

#Coimbra 

#Unescosite

#UC

 

 

16 comentários

Comentar post