Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mochila Vermelha

Sex | 30.09.16

Manteiga de Amendoim

Hoje vou partilhar algo que adoro. Manteiga de amendoim! Sou completamente viciada! Isto desde que me disseram que é a coisa mais fácil do mundo de fazer. E é de verdade.

 

Quando era miúda sempre me diziam que não se devia comer muitos amendoins. Será verdade? O amendoim é bastante calórico. 100 gr possuem cerca de 560 kcal, no entanto, a sua distribuição é mais ou menos assim:

- 49 gr de gorduras (52% destas é monoinsaturada, 33% poli-insturadas e 15% saturadas);

-26 gr de proteínas;

-16 gr de hidratos de carbono.

 

O amendoim não contém colesterol. Este é também rico em vitamina E e do complexo B, entre outras, fósforo, magnésio, zinco, ferro, potássio, etc. Contém ainda fibras solúveis e insolúveis que contribuem para a sensação de saciedade.

 

E as boas notícias são.... que é bom para ajudar a perder peso, em especial a gordura abdominal, mas, comido em moderação, claro, e entre refeições, justamente pela sua composição. Outros benefícios passam pela diminuição da incidência de Alzheimer (devido à vitamina E), também parece ser útil para prevenir o aparecimento do cancro, reduz o risco de sofrer de diabetes, ajuda ao bom funcionamento do metabolismo, bom para os músculos, etc.

 

No entanto existem alguns cuidados a ter. No acto da compra deve-se verificar se existem fungos ou bolores (espécie de pó verde) denominados de aflatoxinas, podem trazer consequências sérias relacionadas com o cancro de fígado. Deve-se balancear o consumo de ómega 6 com o consumo de ómega 3 (peixe).

 

Vamos lá à receita?

 

Ingredientes:

- Amendoins torrados descascados

 

Utensílios:

- Picadora

 

Preparação: Colocar os amendoins torrados lá para dentro e picar. Tem que se picar durante algum tempo, até aquecer e se ver que começa a ficar com a consistência da manteiga. Optem por usar a pele vermelha do amendoim que é também muito nutritiva.

 

Ah e parece que também é um estimulante da líbido!

 

Bem estes benefícios são válidos para quem não é alérgico, obviamente.

 

 

manteiga-amendoim.jpg

 

 

manteiga-amendoim2.jpg

 

4 comentários

Comentar post