Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mochila Vermelha

Ter | 19.09.17

Recordar Palermo e a Sicília

Depois das férias é sempre difícil retomar o ritmo. Na verdade tenho andado um pouco preguiçosa! Tanta coisa sobre a qual quero escrever mas a vontade tem sido pouca!

 

Ando já há bastante tempo para recordar e relatar este maravilhoso lugar, um dos quais guardo excelentes memórias e onde gostaria de voltar!

 

O primeiro contacto com a Sicília ocorreu na bela cidade de Palermo! Apesar do trânsito confuso e de um número incontável de veículos amassados, tem uma atmosfera espetacular e é linda de morrer. Trata-se da quinta maior cidade italiana em termos de dimensão! Para mim, é também uma daquelas que cativou o meu coração!!

 

A lista de locais a ver é muito extensa como podem imaginar, no entanto, aqui ficam algumas sugestões:

 

- Teatro Mássimo

Para além de ser o maior teatro de Itália, é também um dos maiores da Europa. Para mim foi também algo maravilhoso, estar no local onde foi filmada uma das cenas mais dramáticas do Padrinho (trilogia da qual sou hiper, mega fã).

 

100_3173.JPG

 

100_3174.JPG

 

- Quattro Canti

Trata-se de uma intersecção entre Corso Emanuele e Via Maqueda que marca o distrito histórico da cidade. É um excelente ponto de partida para conhecer a cidade.

 

100_3192.JPG

 

100_3194.JPG

 

- Fontana e Piazza Pretoria

É um dos símbolos mais emblemáticos da cidade. Foi construída por Francesco Camilliani, em Florença, no ano de 1554, e posteriormente foi transferida para Palermo em 1574.

 

100_3195.JPG

 

 

- Catedal de Palermo

Tem mais de 900 anos de história de arte, desde o normando ao neoclássico, pelo que a sua visita é obrigatória!

 

100_3201.JPG

 

100_3217.JPG

 

- Porta Nuova

Localiza-se ao lado do Palazzo dei Normanni, foi construída para celebrar a chegada a Palermo de Carlos V em 1535, depois da sua vitória sobre os Tunisinos. 

 

100_3223.JPG

 

100_3226.JPG

 

- Catedral de Monreale

É preciso entrar para verdadeiramente apreciar a sua grandiosidade, por fora parece muito modesta, mas depressa mudarão de ideias! Possui frescos bizantinos, um claustro lindíssimo e oferece vistas excelentes da cidade de Palermo! Para chegar a Monreale pode-se ir no autocarro 389 que passa na Piazza Indipendenza e sair na última paragem (Piazza Vittorio Emanuele).

 

100_3252.JPG

 

 

100_3266.JPG

 

100_3271.JPG

 

 

- Praia de Mondello

Qualquer semelhança com uma praia algarvia no mês de agosto é pura coincidência! A verdade é que é grande e a água é maravilhosa, pelo que eu e as mochileiras que me acompanharam passámos excelentes momentos nela! "Côoocooo"!

 

100_3240.JPG

 

 

- Teatro Politeama Garibaldi

É uma sala de espetáculos localizada na praça Ruggero Settimo no centro da capital sicialiana. O teatro foi projetado por Giuseppe Damiani Almeyda. 

100_3182.JPG

 

- Palazzo dei Normanni

É um dos monumentos mais visitados, tem também a Capela Palatina. É atualmente a sede da Assembleia Regional Siciliana.

 

100_3224.JPG

 

- Igreja de San Giovanni degli Eremiti

Tem origem no Séc. VI. Foi convertida em mesquita durante o domínio islâmico na Sicília. Mais tarde, após o estabelecimento dos Normandos no sul de Itália foi novamente devolvida aos cristãos.

 

100_3342.JPG

 

 E na verdade já não queria vir embora sem um Fiat 500 D!

100_3232.JPG

 

E há muito mais para ver, este artigo serve apenas para abrir o apetite. Algo que recordo muito bem é a comida maravilhosa, as pizzas divinas e as pastas de comer e chorar por mais! Também me lembro do nosso restaurante de eleição, com o cozinheiro de cabelos louros encaracolados, que na segunda visita já sabia que tinha que fazer uma opção vegetarina, colocar água sem gás na mesa e salada sem rúcula para mim!

 

E não se esqueçam "Leave the gun, bring the cannoli". É obrigatório provar os famosos doces!

 

Nas cenas dos próximos capítulos, falarei sobre Catânia e Taormina!

 

#MochilaVermelhaBlog

#Sicilia #Cannoli #Palermo #Padrinho #Italia

8 comentários

Comentar post