Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mochila Vermelha

Qua | 16.11.16

Sopa de rama de cherovia

A semana passada, um dos ítens que constava da lista de produtos biológicos que os produtores a quem costumo comprar todas as semanas me enviam, era molho de rama de cherovia (ou pastinaga). Esta raíz é muitas vezes apelidada de "cenoura branca", pois o formato é idêntico, embora a sua polpa não seja tão firme como a cenoura.

 

Por acaso já conhecia e já comi várias vezes cherovia nos tempos em que vivi em Londres, no entanto, não é algo que se veja muito em Portugal. Aliás, ela necessita de climas frios para desenvolver o seu sabor que tem ligeiras notas de anis (também a rama cheira um pouco a anis/funcho). Como principais nutrientes destacam-se a Fibra, Ácido fólico, Magnésio, Potássio, Fósforo, Cálcio, Vitaminas C e K.

 

Nunca tinha comido a rama mas decidi abraçar o desafio. Ainda mais agora que somos tantas vezes confrontados com o desperdício alimentar e muitas vezes não damos usos a certas partes de legumes e frutas injustificadamente, sendo as ramas (cenouras, cherovias, alho francês,...) bons exemplos. Então transformei a rama numa bela sopa.

 

Ingredientes:

- Batata doce

- Chuchus

- Brócolos

- Grão de bico

- Alho francês

- 1 molho de rama de cherovia

 

Preparação:

Cozer todos os ingredientes (exceto a rama) e reduzir a puré. Acrescentar a rama cortada e deixar cozer alguns minutos. Temperar com sal e azeite a gosto.

 

E já está, bom apetite!

 

IMG_20161114_210458731 (1).jpg

 

 

19 comentários

Comentar post