Açores - Ilha de São Miguel
Olá Mochileiros e Mochileiras!
Os tempos não estão para passeios, é verdade. Mas isso não impossibilita fazer planos para quando as nossas vidas voltarem ao normal, ou a algo semelhante a isso. Ninguém sabe como vamos reemergir deste "tsunami" que se abateu sobre nós. Eu prefiro pensar que saíremos melhores seres humanos, teremos mais respeito pelo nosso planeta, pela mãe Natureza, pelos animais, e quem sabe, por nós próprios. Acho que está cada vez mais claro que não somos assim tão poderosos, afinal, um "bicho" que nem se pode ver a olho nú, dá-nos a volta com uma rapidez incrível!
Mas pronto, o meu objetivo não é falar mais do mesmo.
Este ano, estava com uma enorme vontade de voltar aos Açores, mas desta vez, ao grupo central. Com todo este tumulto já não sei se vai acontecer tão cedo, a ver vamos!
Tudo isto fez-me recordar as aventuras que vivi em São Miguel! Que enormes saudades, estas que guardo no meu peito! Quando penso nos Açores, lembro-me imediatamente da comida e dos banhos quentes! Para já, apenas me resta suspirar por eles. Partilho convosco os locais que visitei. Não dá para escolher preferidos, porque são todos maravilhosos.
1. Ponta Delgada
Adoro a arquitetura e em especial o contraste do basalto com o vermelho das telhas, impecavelmente delineadas a branco.
As Portas do Mar são um dos postais da cidade.
É obrigatória uma visita ao Mercado da Graça, local ideal para comprar produtos regionais. Entrar na loja "Rei dos Queijos" é também desejável, pois é possível comprar queijos maravilhosos de todas as ilhas e bolos lêvedos.
2. Ribeira Grande
Tem vários edifícios de notável arquitetura, como a Igreja do Espírito Santo.
Também o edifício da Câmara Municipal é muito bonito.
Ponte da Ribeira Grande
A Praia do Areal de Santa Bárbara também merece um passeio.
3. Vista do Rei
Dispensa apresentações, uma vez que se trata da vista "mais obrigatória" de São Miguel. Recomenda-se uma descida até à freguesia de Sete Cidades.
Vista a partir do Hotel Monte Palace
Vista na altura do verão (quando as hortências estão floridas), num dia de nevoeiro
Ao descer podemos ver a vista junto à lagoa
Na freguesia de Sete Cidades
4. Miradouro da Grota do Inferno (embora eu o conheça como Miradouro do Canário)
Esta é também uma das vistas mais icónicas da ilha. Preparem-se para uma bela caminhada com um pouco de subida.
Através de um ponto de observação ideal é possível ver 3 lagoas.
No início da trilha que leva ao miradouro fica o caminho para a Lagoa do Canário.
5. Miradouro do Pico do Carvão
Este possibilita, se o tempo o permitir, ver a Lagoa das Sete Cidades, o mar e vários cones vulcânicos mais pequenos.
6. Mosteiros
É um dos locais idílicos para ver o pôr-do-sol, embora ainda não tenha sido nesta viagem.
7. Ponta da Ferraria
Esta é uma das praias mais famosas devido às suas piscinas de água quente. Neste dia estavam um pouco cheias, acabei por não experimentar.
8. Miradouro da Tromba do Elefante
É possível ver esta curiosa formação rochosa através do Miradouro das Pedras Negras.
9. Fábrica de chá da Gorreana
É uma visita obrigatória. Tem paisagens deslumbrantes e fica-se a conhecer todo o processo da plantação, colheita e preparação do chá. E também fazer umas compras!
10. Vale das Furnas
O local onde tudo se passa, fumarolas, geiseres, cozido das furnas....
Lagoa das Furnas
Parque Terra Nostra é um jardim com mais de duzentos anos, sendo o seu atributo mais conhecido o tanque de água termal. Mais informações aqui.
Plantação de inhames
Ora cá está ele "the one and only" cozido das furnas (demora cerca de 5 a 6 horas a cozer)... e muito menos a devorar!
Não fui a banhos no Parque Terra Nostra, mas acabei por eleger a Poça da Dona Beija para esse efeito. É muito bom, tem cacifos, pode-se alugar toalha, tem vários tanques e está aberto até tarde. A água é super quente, foi o fim de tarde ideal num dia de chuva!
11. Caldeira Velha
Este parque é muito bonito, é também possível tomar banho na piscina de água quente. Eu fui, embora estivessem bastantes pessoas, é uma questão de paciência. Vale a pena no final.
12. Plantação de Ananases Augusto Arruda
Adorei este local, a visita é gratuita, fica-se a conhecer todo o processo de cultivo do ananás, que é muito complexo por sinal, visitar as várias estufas com ananases em diferentes fases de maturação. Tem ainda uma loja onde se podem adquirir muitos produtos para além do fruto.
Como é óbvio existem ainda muitos outros lugares lindos. Visitei também a Lagoa do Fogo, mas, não encontro uma fotografia decente! Tentei ver o nascer do sol mais bonito da ilha (a partir do Miradouro da Ponta da Madrugada, em Nordeste), mas, com tanto nevoeiro, não vi foi coisa nenhuma! E falta-me ainda visitar o Ilhéu de Vila Franca do Campo. Fica para uma próxima vez!