Bergen
Olá Mochileiros e Mochileiras!
Este ano tenho sido uma péssima Mochileira! Não tenho dedicado tempo nenhum à escrita, mas tenho tanta coisa para partilhar e colocar no papel! É muito importante registar as memórias e os locais bonitos que recordamos com o coração.
Mar, fiordes e montanhas, podem parecer apenas vocábulos dispersos, mas colocá-los juntos numa frase em que realmente significam algo, não apenas uma divagação do imaginário, é no mínimo interessante. Estas três palavras aplicam-se a Bergen, uma encantadora cidade, porta de entrada para visitas aos fiordes e paisagens de perder a cabeça.
Bergen localiza-se na costa oeste da Noruega, junto ao Mar do Norte, sendo a segunda maior cidade do país. É património mundial da UNESCO desde 1979.
Esta foi uma das cidades que visitei através do interrail que realizei pela Europa. Existe uma ligação ferroviária diária de Oslo a Bergen que dura 7 horas, há quem afirme que é mais linda viagem de comboio da Europa. Existirão outras com certeza, no entanto, esta é realmente espetacular! O percurso faz-se sempre a subir até Finse, uma vila na montanha a 1222 metros acima do nível do mar. É acessível apenas por comboio, sendo a sua estação de extrema importância. A linha de Bergen é a mais elevada da Europa do Norte. Ainda não estão convencidos a fazer a viagem? Que tal abrir o apetite?
Aqui ficam algumas sugestões dos locais mais emblemáticos.
Bryggen - também conhecido como Tyskebryggen, é um conjunto de edifícios da Liga Hanseática, cuja fundação remonta ao ano de 1070. Sofreu vários incêndios ao longo dos anos, sendo a última reconstrução de 1702.
Stoltzekleiven - percurso pedestre, mas bastante íngreme. Confesso que fiz apenas uma parte, mas o esforço promete compensar com vistas panorâmicas para quem for corajoso. Na descida podem usar o floyen.
Fortaleza de Bergen e seu complexo (Bergenhus Festning).
A possibilidade de fazer um passeio pelos fiordes - a minha opção foi ir até Mostraumen.
Passear pelas ruas, apreciar a arquitetura, os jardins, o verde e o azul.
E que tal ir arrumar a mochila?