Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mochila Vermelha

Qui | 09.02.17

Beringelas à Parmesana

Hoje estou com a veia da culinária, por isso vou partilhar convosco uma receita que adoro e que faço muitas vezes!

 

A primeira vez que comi este prato (de seu nome original - melanzane alla parmigiana) foi na Sicília, adorei tanto que decidi pesquisar como se fazia. Nestes casos consulto sempre várias receitas para perceber se estão de acordo nos ingredientes e na preparação. E depois dou o meu toque pessoal, claro está!

 

Eu adoro beringelas, que aliás são óptimas para a saúde. Se por acaso, tiverem beringelas em casa e não souberem o que fazer com elas, experimentem esta receita, é uma delícia! Dá um bocadinho de trabalho, mas vale a pena!

 

Ingredientes:

2 beringelas grandes

300 gr de queijo mozzarella

150 gr de queijo grana padano (parmesão)

4 tomates maduros

1 cebola grande

4 dentes de alho

Manjericão

Orégãos

Azeite

Sal

 

Preparação:

Cortar as beringelas em fatias finas, temperar com um pouco de sal e grelhar (pode-se fazer de várias formas, num grelhador elétrico ou no forno, colocar um pouco de azeite na travessa para não colar).

 

Num tacho, preparar o molho de tomate, ou seja, levar a dourar a cebola e o alho picados, juntar o tomate picado temperando com uma pouco de sal, pimenta e orégãos (se necessário colocar um pouco de açucar para cortar a acidez do tomate). 

 

Quando as beringelas estiverem grelhadas e o molho de tomate estiver pronto, deve-se fazer o seguinte:

1. Arranjar uma travessa de ir ao forno e forrar com fatias de beringela, de seguida colocar o molho de tomate, folhas de manjericão, a mozzarella e o parmesão.

2. Voltar a repetir o esquema em várias camadas até esgotar as beringelas e os restantes ingredientes. A última camada deve terminar com o queijo.

3. Levar ao forno previamente aquecido para gratinar.

4. Deixar arrefecer um pouco antes de servir.

 

Bom apetite!

 

IMG_20160905_214246114 (1).jpg

 

#MochilaVermelhaBlog

#Culinária

#Beringela

 

43 comentários

Comentar post