Cacela Velha
Este é um daqueles locais que não me canso de visitar. É tudo tão bonito que nem existem palavras para descrever! As casas típicas são das mais bonitas do Algarve, as vistas, o forte, a igreja,.... enfim é tudo bonito mesmo!
A aldeia pertence ao concelho de Vila Real de Santo António. Localiza-se numa elevação arenítica e oferece vistas fantásticas sobre o sotavento algarvio e da Ria Formosa.
Foi um local de passagem de navegadores gregos e fenícios.
No ano de 713, passou para o domínio muçulmano. O litoral algarvio ficou sob o controlo dos clãs árabes iemenitas e sírios.
O seu nome seria Hisn-Kastala, Qastallat Dararsh, Cacetalate ou Cacila (que significava prado ou pastagem de gado), de onde derivaria o nome atual.
Cacela foi conquistada aos mouros em 1240 por Dom Paio Peres Correia.
Cacela ganhou carta foral a 17 de julho de 1283 por ordem de Dom Dinis.
Durante o séc. XIV devido a alterações da linha da costa e aos constantes ataques de piratas a população começou a abandonar a vila e a partir para o interior, tendência que se acentuou sobretudo a partir da época dos Descobrimentos. Embora mantendo atividades ligadas ao mar, Cacela adquiriu um cariz marcadamente rural.
Hoje em dia, em Cacela Velha podemos apreciar a fortaleza do séc. XVII, um edifício de duplo beiral do séc. XVI, algumas casas com arquitetura tradicional algarvia do séc. XVIII, a igreja de origem medieval (que sofreu danos no terramoto de 1755), os fornos romanos e os vestígios da muralha medieval.
Que tal? É uma beleza, não é?
#MochilaVermelhaBlog
#Cacela
#Algarve