Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mochila Vermelha

Dom | 19.11.17

O Wasabi

Olá Mochileiros e Mochileiras!

 

Tenho a certeza que quase todos já conhecem e já provaram o Wasabi, companheiro inseparável dos pratos de Sushi. Certo?

 

O meu primeiro contacto com esta pasta verde de aspeto duvidoso foi algo estranho e desconcertante. Assim que provei, senti como que as minhas narinas estivessem a ser invadidas por uma rajada de vento de cerca de 100 km/hora, estranhamente fresca e ao mesmo tempo cáustica. 

 

No entanto, hoje posso afirmar que gosto bastante, e já não consigo passar sem barrar as peças de sushi com o wasabi!

 

No entanto, apesar de gostar nunca me ocorreu pensar o que é que contém aquela pasta, de onde vem ou qual a sua origem!

 

Até que fui ao Japão! E ao passar por um famoso mercado em Quioto, lá estava ela. Ela sim. A planta que dá origem ao wasabi.

IMG_1747.JPG

 

IMG_1748.JPG

 

Esta planta chama-se Wasabia japónica sendo também conhecida como raiz-forte japonesa ou Wasábia. Esta planta desenvolve-se em águas frias de zonas montanhosas, o que torna difícil o seu cultivo em escala comercial. Esta característica faz com que seja um produto bastante caro (muito mais que outras raízes fortes da sua família - Brassicaceae, que agrega também as hortaliças, entre muitas outras).

 

Ao que tudo indica, esta raiz foi usada como antídoto para envenenamento por alimentos, começando a ser servida com peixe crú desde a era Nara (710-793). É também indicada para quem sofre de alergia respiratória ou rinite alérgica, pois, possui propriedades descongestionantes e expectorantes.

 

O modo de consumo implica ralar o tubérculo, no entanto, este deve ser consumido imediatamente ou no máximo de dois dias (esta pasta chama-se hon-wasabi). 

 

Devido ao seu preço e às dificuldades de preservação, faz-se pasta de wasabi ou wasabi em pó a partir da raiz-forte europeia (Armoracia rusticana G. M. Sch. - raiz de rábano branco). Esta pasta chama-se de seyo'o-wasabi e é diferente do wasabi genuíno japonês (outros ingredientes são adicionantes como mostarda, corantes e aditivos). Lamento informar-vos!

 

#MochilaVermelhaBlog

#Wasabi

#pastaverde

#sushi #quioto #Japao

 

 

 

2 comentários

Comentar post