Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mochila Vermelha

Dom | 17.05.20

Passadiços do Paiva

Olá Mochileiros e Mochileiras!

Como vão esses planos para as férias? Ainda não sei bem o que esperar deste ano, no entanto, tenho praticamente a certeza que os tempos livres serão passados em terras lusas. Não que isso tenha algum mal! Antes pelo contrário, com tantas coisas bonitas para ver no nosso país, opções não irão faltar!

Para quem ainda não visitou os Passadiços do Paiva, adora natureza e caminhadas, então este ano talvez seja uma boa altura para o fazer, certo?

IMAG1907.jpg

Estes localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca. Para quem passar por esta zona, pode também aproveitar para conhecer o Arouca Geopark, um local de enorme riqueza em termos de geossítios, aldeias tradicionais e a famosa serra da Freita, na qual não pode faltar uma visita às "Pedras Parideiras".

Os Passadiços, são lineares, ou seja, começam e terminam em locais diferentes. Há quem opte por ir e vir a pé, mas é também possível apanhar um táxi para voltar ao local de partida. Convém ter em atenção o nível de dificuldade e os quilómetros. São no total 8,7 km, o que significa que para ir e vir terão que fazer 17,4 km no total. Assim, caso se opte por ir e vir a pé, devem iniciar o percurso em Espiunca, pois, a parte mais exigente fica concentrada no meio e não no final do mesmo, isto é, ao realizar o trajeto no sentido Areinho - Espiunca, o nível de dificuldade é menor, mas isso só é válido se se optar apenas por realizar os 8,7km.

DSC_0940.jpg

Se realizarem a visita no verão recomenda-se levar fato-de-banho/biquini/calções-de-banho, pois, tanto Espiunca como Areinho têm praias fluviais. Pelo meio do percurso passa-se na Praia Fluvial do Vau. Junto a esta praia podem encontrar a ponte suspensa.

DSC_0937.jpg

 

IMAG1895.jpg

Todas as informações, regras a cumprir, recomendações e coordenadas gps podem ser encontradas no website dos Passadiços do Paiva. Lê tudo com muita atenção antes de iniciar a viagem.

IMAG1847.jpg

De resto não posso dizer muito mais. Apenas que adorei, as paisagens são simplesmente deslumbrantes, é muito relaxante mas exigente, aquelas escadas são cansativas! Por isso, preparem as pernas!

IMAG1857.jpg

DSC_0942.jpg

IMAG1906.jpg

Por favor, antes de tentarem visitar o local tenham atenção que ao dia de hoje, os Passadiços se encontram encerrados. Estou convicta que deverão reabrir em breve, mas deverão consultar o website para saber o ponto da situação. Acima de tudo, sigam as recomendações da DGS, cuidem-se!

4 comentários

Comentar post