Spetses - Grécia
Olá Mochileiros e Mochileiras!
Hoje dia 25 de abril de 2020, comemora-se mais um ano de liberdade, no entanto, muito condicionada. Todos esperamos que esta situação de confinamento não se prolongue por muito mais tempo. Enquanto isso não acontece, nada melhor que recordar os locais onde fomos felizes.
Hoje vou partilhar as minhas memórias de Spetses, uma das sete que integram as denominadas Ilhas Sarónicas. Tem uma área de apenas 25,5 km2 e uma estrada que circula o seu perímetro com cerca de 24 km. Não existe circulação de automóveis, apenas motorizadas, bicicletas ou charretes puxadas por cavalos. Estas características tornam-na ideal para descansar, fazer caminhadas, andar de bicicleta ou apenas ir à praia.
Existem 8 praias, umas maiores, outras menores, umas com mais afluência, outras com menos. Eu e as minhas companheiras de viagem passámos por todas, mas só fizémos praia em algumas.
Não façam como nós que alugámos uma bicicleta para o dia inteiro, para podermos conhecer toda a ilha. A senhora amavelmente nos disse que para dar a vota à ilha e voltar ao seu estabelecimento seriam uns 18 km. Nós pensámos: "18 km de bicicleta, fazemos na boa! Peanuts". Ela esqueceu-se foi de dizer que o caminho não era plano e sim sempre a subir e descer! Pobres pernas, pedalaram e bem! Mas conseguimos dar a volta à ilha e chegar antes do fecho da loja! Continuo a pensar que é a melhor forma de circular pela ilha, no entanto, talvez seja melhor não fazer tudo num dia!
Aqui ficam alguns dos locais por onde andei!
Paralia Zogeria
Paralia Agia Paraskewi
A Capela de Agia Paraskevi situa-se mesmo no areal da praia com o mesmo nome.
Vistas captadas durante o passeio de bicicleta
Vistas da cidade
Igreja de Agios Nikolaos
Porto antigo, conhecido como Baltiza.
Como chegar
A forma mais fácil é de barco a partir de porto de Piraeus em Atenas. É uma viagem lindíssima, pois, passamos por várias ilhas e há uma breve paragem em Hydra.